É uma abordagem de gestão que visa eliminar desperdícios e otimizar processos para entregar maior valor ao cliente. No contexto do Lean Office, isso significa aplicar princípios de eficiência e qualidade ao ambiente administrativo da organização.
A Metodologia Lean propõe uma série de exercícios e ferramentas complementares para serem aplicadas no dia a dia, com o objetivo de eliminar desperdícios e garantir uma produção rápida, de qualidade e econômica.
É hora de colocá-las processos produtivos leves, simples e fluídos.
É o acompanhamento de todos os processos para transformação de um produto ou serviço desde a matéria-prima até a fase de acabamento.
É o processo de acompanhamento e gestão de indicadores a partir de estratégias definidas, evitando desvios e corrigindo problemas, tornando os processos altamente eficiente.
O gestor pode indicar claramente o que precisa ser feito por meio da criação de tarefas no sistema. É possível determinar para quem cada tarefa deve ser atribuída, através da vinculação das unidades de trabalho aos fluxos.
A TQC (Total Quality Control) procedimentos de gerenciamento para reduzir problemas e garantir a qualidade a um custo mínimo. Garantindo a satisfação do cliente em todas as etapas do processo de produção. Os seis atributos são: qualidade intrínseca, atendimento, segurança, custo, moral e ética.
Também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de Peixe, é uma ferramenta gráfica que visa identificar e solucionar as causas dos problemas. Ele é estruturado em seis categorias conhecidas como 6Ms: Método, Material, Mão-de-obra, Máquina, Medida e Meio ambiente.
Uma ferramenta de análise de dados, é um gráfico em barras semelhante ao Diagrama de Pareto, que mostra a frequência com que um evento ocorre. Cada barra representa um intervalo de classe e sua altura corresponde à respectiva frequência. Esta ferramenta é fundamental para análise de atividades e serve como um importante indicador da distribuição de dados.
Uma das principais vantagens da metodologia LEAN é que ela permite que as empresas atendam melhor às necessidades dos clientes, oferecendo produtos e serviços de alta qualidade a preços competitivos. Além disso, a abordagem também ajuda a reduzir custos e aumentar a produtividade, o que pode resultar em um aumento significativo nos lucros.
Importante ressaltar que a implementação da metodologia LEAN requer um comprometimento forte da equipe e da liderança da empresa. É necessário que todos estejam dispostos a mudar a forma como trabalham e a adotar novas práticas de gestão.
Se você está pensando em expandir o seu negócio, considere a implantação da metodologia LEAN aliada à plataforma e-brom, como a abordagem certa, será possível alcançar resultados impressionantes e levar a sua empresa a novos patamares de sucesso.
Somos uma plataforma de gestão de processos e melhoria contínua baseada na metodologia Lean.